top of page

Dúvidas Frequentes em relação à Psicoterapia


Não é incomum, quando desejamos procurar um tratamento, que busquemos mais informações sobre ou que tentemos sanar as dúvidas que surgem à respeito de tal tratamento. Com a psicoterapia não é diferente! Esse post foi desenvolvido com base nas principais dúvidas que chegam até o profissional psicólogo e foi elaborado em formato de perguntas e respostas, especialmente para você, que deseja saber um pouco mais sobre como funciona a psicoterapia:

O que é psicoterapia?

Psicoterapia é o atendimento clínico realizado por um psicólogo, no sentido de cuidar ou tratar de questões psíquicas ou emocionais. Todas as pessoas que queiram cuidar de seus aspectos emocionais e se sentirem dispostas a procurar por atendimento, podem se beneficiar da psicoterapia, que a princípio não tem contra-indicações. Existem várias abordagens dentro da psicologia, aqui nosso trabalho é desenvolvido através da psicoterapia de orientação psicanalítica.

Quem pode se beneficiar da psicoterapia?

Todo mundo que desejar pode procurar atendimento psicológico em caráter de psicoterapia. O mais importante é que a pessoa procure um psicólogo para que seja feita uma avaliação e para que o profissional oriente as principais indicações para aquele caso específico.

Vou precisar fazer psicoterapia para sempre?

Na psicoterapia de orientação psicanalítica cada caso é analisado cuidadosamente pelo profissional, contudo não é possível estabelecer previamente qual será a duração dos atendimentos, pois estamos lidando com questões emocionais e psíquicas, que muitas vezes podem ser difíceis de serem abordadas, e dependem do tempo de cada um. Além disso, a psicoterapia de orientação psicanalítica pode ocorrer uma ou mais vezes na semana, dependendo do contrato e dos objetivos estabelecidos entre o profissional e o paciente.

Todos os psicólogos atendem da mesma maneira?

Na psicologia existem diversas linhas, cada uma delas possui suas especificidades e propõe uma abordagem diferente para as questões psíquicas. Na psicoterapia de orientação psicanalítica os atendimentos são feitos em sessões com duração de 50 minutos, que podem ocorrer uma vez ou mais vezes na semana, sem duração de tempo estabelecida previamente.

Quando sei que devo passar por uma psicoterapia?

Muitas pessoas buscam a psicoterapia com alguma queixa específica. No entanto, todo mundo que quiser cuidar das questões emocionais e psíquicas e se sentir disposto a abordar tais questões pode contar com a psicoterapia como um recurso para a promoção do autoconhecimento.

É comum fazer psicoterapia?

É extremamente comum fazer psicoterapia. Como a psicoterapia está ligada a intimidade e aos aspectos emocionais das pessoas, e não se trata de um tratamento com resultados visíveis aos olhos, ainda é vista com muito mistério e curiosidade. Porém, da mesma forma que procuramos tratamento para questões físicas, é comum e extremamente importante que procuremos atendimento também para as questões emocionais e psíquicas.

Fazer psicoterapia é muito caro?

Os psicólogos, no exercício de sua profissão, são orientados pela tabela de honorários do Conselho Federal de Psicologia. Porém, estes valores são referências e podem ser revistos em alguns casos particulares.

Não deixe de se cuidar! Os profissionais da psicologia tem como papel informá-lo sobre o tratamento. Procure um profissional psicólogo de sua confiança.

Até o próximo post...

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

44 99931-5212  Tim

bottom of page