As pessoas se afastam umas das outras porque deduzem mais do que dialogam!

Todos nós temos um filtro através do qual percebemos o mundo, uma lente que permite que vejamos a vida por um determinado ponto de vista, e que façamos uma determinada interpretação sobre a realidade!

.

Pois é, acontece que esta lente é diferente de pessoa para pessoa, e nem sempre ou na maioria das vezes o que INTERPRETAMOS sobre o outro era a INTENÇÃO que o outro tinha naquela situação...Tem até uma frase que diz que "A maior distância entre duas pessoas é o mal entendido! Isso acontece quando INFERIMOS ou melhor, interpretamos uma atitude, comportamento, silêncio, olhar, ausência, palavra do outro pela nossa lente, imaginamos e muitas vezes achando que temos "a certeza" de que sabemos o que o outro quis dizer!

.

Quando completamos as lacunas com as nossas próprias criações, criamos abismos ou invés de pontes, colocamos muros ao invés de aproximação!

.


Observe se isso já não aconteceu em sua vida, se você já deduziu algo que te parecia óbvio e depois viu que não era bem aquilo, ou o contrário também, reflita se alguém já interpretou algo que você queria dizer de maneira diferente da sua intenção!

.

Esse é um exercício que tento fazer na vida e na minha atuação clínica também, pois as vezes imaginamos que já sabemos o caminho que o outro quer trilhar com aquela fala, colocando palavras nas reticências do outro.

.

Na vida as coisas não estão prontas, precisamos descobrir, tirar a cobertura, e para isso devemos tentar por um instante, tirar as nossas lentes, para acompanhar o outro no seu ponto de vista! O que pode nos ajudar muito nisso, é algo que parece muito simples, mas é bem trabalhoso: OUVIR e PERGUNTAR!

.

E você, já deduziu algo que te parecia óbvio e depois viu que não era bem aquilo?

.

😘✨

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo